PT | EN

Recriar
logo claro



quem somos

A Associação Cultural Recriar Portugal foi fundada em 2005 por Joaquim Lourenço e pelos seus músicos de então, com o propósito de divulgar a música e a poesia portuguesas contemporâneas, fazendo-o através da produção das mais diversas acções performativas.

É criando espectáculos a partir da recriação das mais emblemáticas obras do património poético e musical português que esse objectivo se tem concretizado.

Assim aconteceu desde então com as Digressões: Álbum de Recordações e Mudam-se os tempos; Ary O Poeta das Canções; ERA UMA VEZ UM PAÍS – 50 anos de Abril, a História cantada; e brevemente A Minha Pátria é a Música Portuguesa – 21 canções para o século XXI.

Paralelamente, a evolução da criação musical portuguesa contemporânea tornou urgente a concepção e a produção de certames onde se mostre o que de melhor os novos criadores e intérpretes fazem.

Foi por isso que, em 2020, a Recriar criou, em parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, o FIGUEIRA JAZZ FEST onde se conceberam e montaram espectáculos inéditos que juntaram artistas de jazz portugueses de diferentes gerações com artistas de outros géneros e percursos musicais. Foram 3 edições (2020, 2021 e 2022) em pandemia mas com êxito assinalável.

2023 concretiza a vontade de homenagear a Obra genial de Bernardo Sassetti nos 10 anos dos Seu desaparecimento. Oeiras acolheu 2 espectáculos dos companheiros Mário Laginha e Pedro Burmester e do músico da nova geração João Barradas acompanhado de um quinteto improvável.

Com inicio ainda em 2024 e até ao final de 2025, nos 40 anos do SEXTETO JAZZ DE LISBOA, o mais antigo colectivo de jazz português percorrerá o País numa digressão celebrativa e única.

© Copyright Recriar. Todos os direitos reservados. | Made with ❤️ by Rafael Duque