Nanã Sousa Dias, saxofonista, flautista, compositor, produtor, fotógrafo, nasceu em Torres Vedras, em 1957, no seio de uma família de músicos amadores.
Começa a tocar profissionalmente em 1980 e um ano depois integrou a banda Atlântica de Lena d’Água.
A partir de 1983 é convidado por Rui Veloso para gravar vários álbuns, do primeiro Guardador de Margens até ao mais recente Rui Veloso e Amigos.
É actualmente o director da secção de sopros dos espectáculos ao vivo desse artista e também de Paulo Gonzo com quem também gravou vários discos e fez várias digressões.
Mas é bem mais extensa a lista dos artistas com quem gravou e tocou de onde se destacam: Carlos do Carmo, Paulo de Carvalho, Carlos Mendes, Jorge Palma, Luís Represas, Pedro Abrunhosa, José Cid, Rita Guerra, Boss AC, Adelaide Ferreira, Lara Li, Ivan Lins, Omar Hakim, Paquito D'Rivera, Carles Benavent, Rachel Z, Minu Cinelu, Gene Jackson, Afonsinhos do Condado, Rogério Charraz, Sara Tavares, Mafalda Veiga, Pedro Osório, Herman José, T.C., Mafalda Sacchetti, Joaquim Lourenço e tantos outros.
É o saxofonista/flautista de estúdio mais requisitado de Portugal tendo gravado mais de 200 álbuns e singles. Produziu mais de 30 álbuns de vários géneros musicais, bem como música para televisão, publicidade e institucionais.
Gravou vários discos a solo e tocou em muitos festivais de Jazz, nomeadamente, em várias edições do Cascais Jazz, a convite de Luís Villas-Boas tendo partilhado o palco com Mário Laginha, Mário Barreiros, Pedro Barreiros e tantos outros.
Nos seus discos a solo participaram: Bernardo Sassetti, Carlos Barretto, Claus Nymark, Alexandre Frazão, Tomás Pimentel, João Maurílio, Bernardo Moreira, Zé Salgueiro, Toni Pinto, Yuri Daniel, Henry Sousa, Alexandre Manaia, António Palma, André Sarbib, Miguel Braga, etc.
Como produtor, trabalhou com músicos de Jazz como Freddie Hubbard, Paquito D'Rivera, Eddie Henderson, Curtis Fuller, Bennie Golson, George Cables, Rick Margitza, Carlos Barretto, Bernardo Sassetti, Bob Sands, Perico Sambeat, François Theberge, Laurent Filipe, Mário Barreiros, Maria João, Mário Laginha, Rui Veloso, Maria Anadon, Sherrie Maricle, Ali Ryerson, Greg Bandy, etc.
Em 2020 celebrou 40 anos de carreira com um único espectáculo realizado no Figueira Jazz Fest, partilhando o palco com os convidados Rui Veloso, Ricardo Toscano e Ricardo Branco e o seu novo Sexteto composto por Óscar Graça (piano e sintetizadores), Manuel Rocha (guitarra), Nuno Oliveira (baixo), Alexandre Alves (bateria) e Ruca Rebordão (percursão).
Este ano iniciará uma digressão que celebra os seus 45 anos de carreira e que se estenderá até ao final de 2026 com esse Sexteto e com os dois jovens saxofonistas Ricardo Toscano (de 32 anos) e Tomás Marques (de 25 anos) como convidados. Nesse espectáculo revisitará toda a sua extensa obra jazzística e surpreenderá o público com as mais recentes composições.
© Copyright Recriar. Todos os direitos reservados. | Made with ❤️ by Rafael Duque